Anta 3 da Herdade dos Cebolinhos
Monumento de médias dimensões, já muito destruído, mas onde se pode perceber ainda parte da sua arquitectura.
–
Monumento de câmara poligonal de 7 esteios, com 3×2.4m de diâmetro. O corredor seria curto, restando apenas um esteio. Várias outras pedras foram acumuladas sobre e dentro do monumento, algumas das quais poderão ser fragmentos do mesmo. O tumulus está praticamente todo destruído. Não terá sido intervencionado arqueologicamente, pelo que não é possível estabelecer a sua cronologia de utilização, mas a construção datará do Neolítico (4º milénio a.C.).
O desconhecimento da cronologia, seja de construção seja do espectro de utilização é uma circunstância comum a muitos monumentos do megalitismo de Reguengos de Monsaraz e do Alentejo. Resultado de muitas afectações ao longos dos tempos, que destroiem os seus contextos e obliteram as suas arquitecturas. Por isso, mesmo quando modernamente escavados pela Arqueologia, muitos não fornecem dados suficientes para uma correcta abordagem à diacronia, ficando o seu posicionamente cronológico genérico dependente de algumas indicações que o tipo de plantas nos podem sugerir.
Leisner, G.; Leisner, V. (1985) – Antas do Concelho de Reguengos de Monsaraz (1951). Estudos e Memórias 1. Lisboa. UNIARCH. INIC.
Localização administrativa
Herdade dos Cebolinhos, União de Freguesias de Campo e Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora
Acesso
Caminho de macadame e terra batida. Necessário abrir porteira. Todo o terreno (viatura normal no verão).
Coordenadas do sítio (centro)
38.390770, -7.486087
ou
38°23'26.8"N 7°29'09.9"W
Localização Google Maps
https://maps.app.goo.gl/BGgQDDfR1C8XRpjT9
Cronologia
Neolítico (4º milénio a.C.)