Enquadra-se no apogeu da construção dos grandes monumentos megalíticos alentejanos. Apresenta-se num razoável estado de conservação, sob algumas árvores.

Monumento com 7.6m de comprimento total. Apresenta uma câmara poligonal de sete esteios com 2×2.9m de diâmetro e um corredor com 5m de comprimento, com tampas ainda in situ. Parte do tumulus (mamoa) também se encontra preservada. Do lado esquerdo do corredor foi reconhecida a presença de um tholos anexo ao monumento (responsável pela presença de fragmentos de xisto à superfície. Conservava a presença de restos humanos (tendo sido identificados dois adultos e um sub-adulto). Foram registados fragmentos de recipientes cerâmicos (um deles com decoração simbólica e preenchimento a pasta branca) e fragmentos de placas de xisto com decoração geométrica.

A presença de restos humanos, situação pouco frequente nas antas de Reguengos (essencialmente resultado da acidez dos solos graníticos), permitiu obter duas datações de radiocarbono para a fase final de utilização da câmara, as quais genericamente se enquadram no terceiro quartel do 3º milénio a.C.. Estas datas, documentam a longa duração de utilização deste monumento, situação comum a outros grandes monumentos megalíticos alentejanos.

Muito parcialmente escavado em 1996 e 1997.

Gonçalves, V.S. (2003) – A Anta 2 da Herdade dos Cebolinhos (Reguengos de Monsaraz, Évora): sinopse das intervenções de 1996-97 e duas datações de rediocarbono para a última utilização da câmara ortostática. Revista Portuguesa de Arqueologia. 6(2): 143-166.

Localização administrativa
Herdade dos Cebolinhos, União de Freguesias de Campo e Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora

Acesso
Caminho de macadame e terra batida. Necessário abrir porteira. Todo o terreno (viatura normal no verão).

Coordenadas do sítio (centro)
38.390654, -7.484996 ou 38°23'26.4"N 7°29'06.0"W

Localização Google Maps
https://maps.app.goo.gl/3Gi199S9SZKyt5Kr9

Cronologia
Neolítico e Calcolítico (segunda metade do 4º e 3º milénio a.C.)