Anta 2 da Comenda
Anta de câmara e corredor à qual foi anexada uma tholos.
Encontra-se com um nível de preservação que permite a visualização dos dois monumentos.
Anta com um comprimento total de 6.20m. Câmara poligonal de 6 esteios (todos in situ) com 3×2.2m de diâmetro e corredor com 3m de comprimento. O corredor está seccionado. Uma antecâmara com um esteio largo de cada lado e com laje de xisto de encerramento “aberta” e um troço exterior, com dois pequenos esteios de cada lado, com entrada fechada por uma laje de xisto. Esta compartimentação poderá corresponder a dois momentos construtivos distintos. A tholos encosta ao esteios do lado esquerdo da anta e está orientada à entrada daquele monumento prévio. Tem uma câmara elipsoidal com 3.5×2.8m. Junto à anta é composta por blocos graníticos e no restante por lajes de xisto. No interior preservava vestígios do derrube da falsa cúpula. O corredor mede 1.8m e é constituído por pequenos blocos de granito. Ambos os monumentos se apresentavam muito remexidos na altura das escavações e forneceram material muito semelhante: geométricos, pontas de seta, lâminas, contas de colar, lâminas e algumas placas de xisto com decoração geométrica. Registaram-se ainda alguns restos humanos.
Uma tholos (tholoi no plural) é monumento funerário que, no Alentejo, surge no 3º milénio a.C. (calcolítico) e que se caracteriza por uma cobertura em falsa cúpula. A cúpula circular é construída com fiadas de pedras sobrepostas que se vão aproximando até a um ponto em que o topo é encerrado por uma laje, não chegando a cúpula a ficar completa. Essas fiadas de pedra podem iniciar-se logo deste a base, formando as paredes da estrutura e elevando-se até à cobertura pela laje final ou as paredes podem ter um primeiro revestimento de lajes verticalizadas (normalmente de xisto), a partir das quais se eleva o restante tecto em falsa cúpula. A tholos da Comenda 2 seria deste último tipo.
Escavação arqueológica realizada pelos arqueólogos alemães Leisner em meados do século XX.
Leisner, G.; Leisner, V. (1985) – Antas do Concelho de Reguengos de Monsaraz (1951). Estudos e Memórias 1. Lisboa. UNIARCH. INIC.
Localização administrativa
Herdade da Comenda, Freguesia de Corval, Concelho de Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora
Acesso
Caminho público de terra batida. Abertura de várias porteiras. Veículo todo o terreno.
Coordenadas do sítio (centro)
38.431178, -7.437776
ou
38°25'52.2"N 7°26'16.0"W
Localização Google Maps
https://maps.app.goo.gl/Wj1nFi9R34RBqX7u8
Cronologia
Neolítico e Calcolítico (4º e 3º milénio a.C.)