Anta 1 da Comenda
Monumento megalítico de médias dimensões, parcialmente desmontado, mas que mantém parte considerável da câmara.
–
Monumento com câmara poligonal, com 3.5×3.8 de diâmetro. Conserva vários esteios da câmara (ainda que alguns partidos), estando o corredor destruído (teria cerca de 2.4m de comprimento). Conserva vestígios do tumulus em torno dos esteios. A escavação realizada revelou um grande remeximento dos contextos, sujeitos a violações ao longo dos tempos, tendo-se recolhido alguns restos de materiais votivos e de ossos humanos muito desfeitos. Entre os materiais contam-se pontas de seta, segmentos de lâminas, fragmentos de recpientes cerâmicos, contas de colar e placas de xisto com decoração geométrica.
Como muitas antas alentejanas, esta foi sendo profusamente saqueada ao longo dos tempos. Os remeximentos provocados por estas violações remexeram os contextos arqueológicos, fazendo com que os materiais votivos ainda recupreados nas escavações realizadas se encontrassem descontextualizados, misturados e muito fragmentados, dificultando a compreensão e interpretação das deposições funerárias. Trata-se de uma situação frequente em muitos monumentos megalíticos. Neste caso, para além dos revolvimentos internos, vários esteios foram cortados ou removidos, para provavelmente serem reutilizados como material para outras construções, e a mamoa destruída para obtenção de mais área agrícola.
Escavação arqueológica realizada pelos arqueólogos alemães Leisner em meados do século XX.
Leisner, G.; Leisner, V. (1985) – Antas do Concelho de Reguengos de Monsaraz (1951). Estudos e Memórias 1. Lisboa. UNIARCH. INIC.
Localização administrativa
Herdade da Comenda, Freguesia de Corval, Concelho de Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora
Acesso
Caminho público de terra batida. Abertura de várias porteiras. Veículo todo o terreno.
Coordenadas do sítio (centro)
38.431961,-7.437689
ou
38°25'55.1"N 7°26'15.7"W
Localização Google Maps
https://maps.app.goo.gl/7uW69D9K2UUhu3Pz8
Cronologia
Neolítico e Calcolítico (segunda metade do 4º e 3º milénio a.C.)